quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Digital Inclusion"

Apresento um briefing sobre a inclusão digital onde se concentra em questões atuais, este desafia e avalia diferentes projetos da arte no campo. 



Segundo o artigo:
A sociedade em que vivemos hoje é dominada pela tecnologia e todos nós usámos diariamente diferentes tipos de tecnologias. A tecnologia tem transformado a maneira como vivemos e como desenvolvemos as relações com os outros. Esta transformação tem o seu lado positivo e negativo, ou seja, se os computadores e a Internet fossem distribuídos igualmente pelos estudantes seria uma ferramenta extremamente poderosa para aumentar a aprendizagem entre os mesmos…por outro lado, existe um acesso desigual às novas tecnologias, tanto nas escolas como em casa, aumentando, assim, uma estratificação* educacional e social.
O termo “Inclusão Digital” é omnipresente e raramente é explicitamente definido, mas as definições tendem a incorporar expectativas de que esta só acontece quando todos os membros da sociedade são capazes de aceder às tecnologias. A Inclusão Digital preocupa-se com as desigualdades marginalizadas na sociedade e mais especificamente na educação. As definições existentes associam-se utilizando um número de interrelacionados conceitos, como:
• Acesso;
• Utilize;
• Capacitação;
• Participação.

Seale, J. (2009) A research briefing by the Tecnology Enhanced Learning Phase of the Teaching and Learning Research. Southampton: University of Southampton. 

(*Estratificação - processo ou sistema social em que a população se distribui de maneira mais ou menos rígida, em estratos, classes e castas.)

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