domingo, 20 de janeiro de 2013

Tecnologias de Apoio à Comunicação

Favorecem a inclusão social e a qualidade de vida do indivíduo com deficiência através da facilitação da sua autonomia e participação, facilitam a expressão e o desempenho das crianças.
Existe uma diversidade enorme de Tecnologias de Apoio: 

1. Magic Keyboard - comercializado pela Portugal Telecom, é uma solução que complementa idealmente o PTMagic Key ou o PTMagic Eye para um acesso total ao computador através de movimentos da cabeça ou do olhar. Este dispositivo apresenta teclados dinâmicos que respondem às necessidade, a cada momento, do utilizador, sendo totalmente configuráveis. Possui grande número de funcionalidades, incluindo escrita inteligente com um dicionário de cerca de 700.000 palavras, possibilidade de leitura em voz portuguesa e controlo ambiental através de infravermelhos ou radiofrequência.
2. Grid 2 - O utilizador pode trabalhar no computador sem precisar de utilizar o rato ou o teclado. Este programa contém um sintetizador em português de elevada qualidade, que possibilita aos utilizadores expressarem-se através deste sistema de conversão texto-fala. Esta solução possibilita ao seu utilizador expressar-se comunicar de forma autónoma, utilizar o computador e os programas e também controlar totalmente o seu ambiente físico (abrir e fechar portas e janelas, autonomia ao telefone, TV, equipamento de áudio e vídeo, etc.).
3. Escrita com símbolos, Widgit - Sistema que apoia a comunicação para pessoas que acham a leitura de um texto extremamente difícil. A Widgit adiciona um suporte visual à palavra, dando, assim, uma acesso mais fácil à informação, criou soluções para tornar o mundo um lugar mais justo, mais inclusivo para as crianças, jovens e adultos. Desenvolveu um conjunto de símbolos que abrange mais de 40.000 palavras, que permite as pessoas "traduzir" o texto escrito, combinando com símbolos. 
4. Boardmaker -considerado a biblioteca das imagens, é um programa de desenho que permite fazer e adaptar materiais curriculares para os alunos que necessitam de símbolos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário