Why do I have Dyslexia?
As pessoas começam a falar sem ter que aprender. Quando somos bebés basta estar perto de pessoas que estão a falar para começarmos a falar, também, ou pelo menos tentar. Não temos que ir para a escola para aprender a falar, os cérebros dos seres humanos estão concebidos para conseguir falar quase que automaticamente.
Quando estamos a ler o nosso cérebro tem que fazer um conjuntos de processos ao mesmo tempo, tem que ligar letras com sons e colocar esses sons juntos e na ordem correta. É função do cérebro colocar letras, palavras e parágrafos em conjunto de forma a permitir a sua leitura rapidamente e entender o que eles significam. Tem , também, que ligar as frases com outros tipos de conhecimento.
Quando vê a palavra "gato", o seu cérebro não tem que apenas ler a palavra, mas fazer a conexão com o verdadeiro significado da palavra "gato", que é um animal peludo de quatro patas.
Na escolas os professores podem ver os alunos a trabalhar arduamente, mas não conseguem observar todos os passos que o cérebro segue para dar sentido as palavras que se está a trabalhar.
Muitas crianças com dislexia acreditam que tem algo de errado com o seu cérebro, este é um pensamento assustador que atormenta várias crianças. Graças às pesquisas e investigações realizadas recentemente, temos provas cientificas que o cérebro de uma pessoa disléxica é normal e saudável.
Quando se tem dislexia o cérebro leva mais tempo para fazer as diferentes conexões necessárias. O cérebro tem problemas em corresponder as letras com os sons e as diferentes combinações das letras. Quando se tem problemas neste passo primário, todos os outros passos se tornam mais difíceis e complicados.
A dislexia não é raro, toda gente pode conhecer crianças das suas escolas que têm dislexia.
A dislexia não é contagiosa.
A dislexia aparece em crianças e adultos.
Fonte: http://dyslexia.yale.edu/Stu_whatisdyslexia.html
Sem comentários:
Enviar um comentário